A nova fase do programa Mais Médicos vai contemplar Santa Catarina. Na segunda-feira (6), o Ministério da Saúde iniciou o Módulo de Acolhimento e Avaliação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior para atuação no Brasil. Eles vão atuar em 1.309 cidades brasileiras.
Santa Catarina terá, ao todo, 135 profissionais, sendo o oitavo Estado brasileiro que mais receberá inscritos. O curso de acolhimento é presencial e obrigatório antes do início das atividades nos municípios. Ele ocorre simultaneamente em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), com encerramento previsto para dezembro.
Os novos profissionais irão se juntar aos 21 mil médicos em atuação atualmente pelo programa, segundo o Ministério.
A meta é de que se chegue a 28 mil médicos até o fim de 2023. Neste ano, de acordo com o governo federal, o Mais Médicos bateu recorde de inscrições de brasileiros formados no país – mais de 34 mil no primeiro edital – um número inédito.
As vagas não preenchidas por esses profissionais, com prioridade na seleção, são ocupadas por brasileiros formados no exterior e em seguida, médicos estrangeiros formados em outros países.
Ao todo, nesta fase de acolhimento, são 3.430 médicos brasileiros com diploma do exterior e seis estrangeiros.
Com informações de NSC Total.