SC conquista 22 indicações para o selo Bandeira Azul pelo compromisso com o meio ambiente e turismo sustentável

SC conquista 22 indicações para o selo Bandeira Azul pelo compromisso com o meio ambiente e turismo sustentável
Foto: Eduardo Valente/Secom

Santa Catarina possui 22 indicações, com 17 praias e cinco marinas, de 49 inscrições aprovadas nacionalmente à premiação do selo Bandeira Azul para a temporada de 2024/2025. Os candidatos foram divulgados na segunda-feira (17), após uma avaliação feita pelo Júri Nacional do projeto.

O selo é um reconhecimento internacional pelo compromisso com o meio ambiente, segurança, educação e turismo sustentável na gestão desses espaços.

Em comparação com o ano anterior, o Estado conseguiu três indicações a mais, sendo duas novas praias e uma nova marina, mostrando o comprometimento com o programa.

Duas praias catarinenses fazem estreia pela conquista do selo: a Praia Central, em Balneário Piçarras, e a Praia das Cordas, em Governador Celso Ramos. Uma nova marina também tem a primeira participação, a Marina VillaReal, em São Francisco do Sul.

Ainda, nesta edição, duas praias conseguiram retornar às indicações após terem perdido o selo na temporada passada: a Bacia da Vovó e da Saudade, em Penha.

“Os destinos verdes, os destinos de natureza e sustentáveis foram pouco explorados pelo Governo do Estado nos últimos anos. Santa Catarina possui isso em excesso. Somos o estado com a maior preservação da Mata Atlântica, temos biodiversidade e uma relação ímpar com a natureza. Então temos um horizonte muito rico e que está no nosso planejamento para mostrar o que Santa Catarina tem a oferecer em relação a boas práticas ambientais. Santa Catarina é um destaque nesse turismo e nessa visão do novo turista, que busca lugares que tenham responsabilidade com o meio ambiente”, ressaltou o secretário do Turismo, Evandro Neiva.

Em Florianópolis, a Lagoa do Peri foi novamente aprovada pelo júri e tem grandes chances de hastear a Bandeira Azul pela 9ª vez. A Praia de Itá, localizada nas margens do reservatório de Itá, no Rio Uruguai, que se destacou no ano passado como a primeira praia fluvial do Brasil a receber a Bandeira Azul, também garantiu a aprovação.

Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, ressalta a importância de Santa Catarina no cenário nacional da premiação Bandeira Azul. “Santa Catarina tem se destacado ano após ano pela qualidade de suas praias e marinas. A expansão do programa no estado reforça o compromisso com a conservação ambiental e a excelência turística, tornando a região um destino de referência para turistas”, disse.

O resultado final da premiação será divulgado após a reunião do Júri Internacional, em outubro, com a cerimônia de entrega da Bandeira Azul marcada para o dia 1º de novembro.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%