São José prepara mutirão para combater baixa cobertura vacinal

Foto: PMSJ/ Divulgação

Apenas as vacinas da BCG, que combate a tuberculose, e a da Hepatite B já foram aplicadas em mais de 90% dos jovens de São José, de acordo com a diretoria de Vigilância Epidemiológica do município. A média das outras varia entre 75% e 50%.

“Tá com baixa cobertura vacinal em todo o país. A gente vem acompanhando uma lógica brasileira e estadual. Nós não somos o único município nessa situação”, explica Katheri Zamprogna, diretora de Vigilância Epidemiológica de São José.

Para melhorar os números, o município irá realizar um mutirão de vacinação na segunda quinzena do mês, entre os dias 14 e 28. Katheri explica que é importante que todos os pais busquem o serviço, pois com o déficit vacinal, doenças que já estavam erradicadas podem voltar a aparecer.

“São doenças que levam à hospitalização infantil, ao adoecimento, enfermidade e até a óbito. Então, a gente precisa ter esse cuidado pra evitar a reintrodução, porque, uma vez reintroduzido, a gente vai ter um trabalho imenso de minimizar os casos na população”, completa.

Apesar do mutirão ser somente na segunda quinzena, a diretora pede para que os pais busquem o serviço durante todo o ano. O público alvo totaliza, em média, 44.918 pessoas (zero a 14 anos), cuja meta de cobertura vacinal para cada imunizante, é a de 90% ou mais.

Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação e a Carteira de Vacinação.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%