A Prefeitura de São José está aperfeiçoando o atendimento às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Em janeiro deste ano, iniciou um processo para credenciar instituições especializadas.
Para discutir os próximos passos, também está fazendo reuniões entre a Comissão de Credenciamento e representantes de instituições referência no tema: Associação Ama SJ, Instituto Ipheas, Associação Sete Terapias e Associação APABB.
A experiência das instituições está auxiliando a Prefeitura na elaboração do edital de credenciamento. De acordo com a Secretaria de Saúde, em breve será lançado à comunidade.
Passos significativos
O município tem buscado alternativas para priorizar o atendimento às pessoas com TEA. O Certea (Centro de Estimulação e Reabilitação em Transtorno do Espectro Autista) é um dos exemplos, que busca atender crianças abaixo dos 6 anos, inseridas no Espectro.
A estrutura foi inaugurada em agosto de 2023 e conta com uma equipe multidisciplinar, para dar atendimento. Até dezembro de 2023, foram realizados 9.884 atendimentos.
O credenciamento atual vai expandir o suporte para a população com TEA acima dos seis anos.