Apesar de não ter um número exato de desempregados no município, a prefeitura de São José está realizando algumas medidas para diminuir cada vez mais o número de pessoas sem um emprego formal.
Uma das medidas é o programa Qualifica São José, que registrou 33 inscritos apenas nesta segunda-feira (9), primeiro dia de inscrições, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Suzana Bousfield.
Ela explica que a criação desse programa veio do interesse também dos empresários do município. De acordo com a secretária, a Câmara de Diligentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo), citaram a dificuldade em encontrar profissionais para determinados serviços.
O Qualifica São José oferece 110 vagas para quatro cursos profissionalizantes, sendo Assentador de Revestimento Cerâmico e Porcelanato com 25 vagas; curso de Eletricista Predial Básico, com 30 vagas; Manutenção de Ar-Condicionado, com 30 vagas e curso de Montadores de Móveis, com 25 vagas.
As inscrições são feitas presencialmente, no Espaço do Empreendedor, localizado na Prefeitura de São José, das 10h às 19h, até o dia 16 de Outubro. Para se inscrever, o interessado tem que ter, no mínimo, 18 anos.
Essa medida também busca diminuir o desemprego no município. Além dessa, outra ação de combate será realizada em novembro: a Feira das Oportunidades.
O município tem trabalhado a questão do desemprego nos últimos anos, tanto é que encerrou 2022 com um saldo de 3895 novos postos de trabalho, ficando em quinto lugar no quesito no Estado. Agora em 2023, o saldo do primeiro trimestre ficou em 558 novas vagas.