O trânsito de São José terá a fiscalização modernizada, com instalação de controladores de avanço de sinal nos principais cruzamentos viários. Os equipamentos estão em instalação ao longo da semana, para que a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito inicie a fase de testes.
Os controladores identificam avanço de sinal por videomonitoramento. A infração é considerada gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com aplicação de multa e adição de 7 pontos na carteira. Ao todo, segundo estudo do município, São José registrou cerca de três mil infrações por avanço de sinal em 12 meses.
“A fiscalização de trânsito já ocorre, mas agora ganhamos tempo e precisão com a tecnologia. Nossa meta é coibir avanço de sinal por meio de monitoramento eletrônico, tornando a travessia mais segura. Furar o sinal é infração gravíssima, expõe a risco de morte tanto os pedestres quanto o próprio condutor, e deve ser penalizado conforme a lei”, comentou Andréa Luiza Grando.
Grando explica que o flagrante e a notificação do motorista ocorrem de forma automatizada, assim que o veículo ultrapassa a sinalização. Treze cruzamentos receberão a tecnologia, definidos considerando maior tráfego de veículos, pedestres e ciclistas. Entre eles, estão Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar), a Avenida Presidente Kennedy, em Campinas, e a Avenida Leoberto Leal, em Barreiros.
A receita da aplicação de multas, conforme o CTB, é revertida em melhorias no tráfego viário, fiscalização e educação para o trânsito.