São José deu início ao programa Saúde em Casa, que percorre os bairros focando em saúde preventiva. O serviço de atendimento domiciliar realiza, gratuitamente, exames preventivos em pessoas acima de 16 anos, visitando residências, comércio e empresas.
A meta do município é traçar um panorama das principais demandas de atenção básica no município. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Brasil Vivo.
Como funciona
Inicialmente, o programa está percorrendo os bairros de Campinas, Areias, Forquilhinhas e Serraria. Não é preciso realizar nenhum tipo de agendamento prévio. A testagem é feita entre 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, e também aos sábados.
São realizados serviços de testagens e exames como os de colesterol, eletrocardiograma, glicemia, entre outros. Para ser atendido, o morador deverá apresentar um documento de identificação ou carteira do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.
Todas as equipes estarão uniformizadas com colete azul e um crachá de identificação. Os testes levam de 15 a 20 minutos, e permitem um panorama inicial sobre a saúde do paciente.
Foco em prevenção
“O intuito é verificar a saúde geral da população e, após devidamente mapeadas as demandas, iniciar tratamentos preventivos nos cidadãos que apresentem alterações nos parâmetros testados”, explica a secretária de Saúde, Sinara Simioni.
Com o atendimento domiciliar de doenças pré-existentes, é realizado o levantamento e a análise estatística, mediante testes sanguíneos, de urina e físicos, atendendo a demanda dos programas de saúde preventiva.
Seguindo os mais modernos modelos de Saúde Preventiva apregoados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a testagem atinge mais de 50% das doenças não transmissíveis estabelecidas pela OMS, como as 10 maiores causas de mortes.