São José inicia programa de combate ao bullying nas escolas

Foto: PMSJ/ Divulgação

A prefeitura de São José implementará no mês de Agosto, em parceria com a OAB de Santa Catarina, um programa de combate ao bullying. As palestras serão ministradas por 33 advogados voluntários para mais de 17 mil alunos de 24 escolas.

Todas as instituições participantes do programa tiveram a possibilidade de escolher qual tema será ministrado, além do horário das palestras e quais públicos participarão das atividades. “Esse projeto famoso, maravilhoso que é o “Proteção em Rede”, que a OAB está propiciando nessa parceria com a gente, ela trouxe algumas temáticas e as direções puderam selecionar de acordo com o momento que é vivenciado na escola”, explica empolgada a secretária de educação de São José, Maria Helena Kruger.

O tema mais pedido pelas instituições de ensino foi o Cyberbullying e depois os crimes cometidos no ambiente online. Entre as temáticas que também poderiam ser escolhidas pelas escolas estavam assédio moral e sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceitos e intolerâncias.

As palestras terão um tempo mínimo de 45 minutos e máximo de duas horas, dependendo do interesse dos estudantes que terão espaço para questionamentos. Além disso, o programa também irá envolver os pais e responsáveis pelos alunos, a rede de proteção de crianças e adolescentes no entorno das escolas.

Ao longo do programa serão trabalhados 4 eixos: Palestras sobre temas relacionados às violências no ambiente escolar; Fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes em torno da escola; Sensibilização dos pais quanto aos riscos do uso desassistido das redes sociais; Fomentar estruturas de atendimento e apoio aos estudantes vítimas de violências nas escolas.

 

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%