São José auxilia no retorno de pessoas para suas cidades natais para evitar situação de rua

Foto: Ricardo Woffenbüttel/Arquivo Secom

A prefeitura de São José segue com o trabalho de enviar de volta para a cidade de origem pessoas que estejam em situação de rua no município. Essa é mais uma das medidas da secretaria de assistência social para atender esse público, além do centro POP, acolhimento, atendimento psicossocial, oficinas, entre outras.

A pessoa tem que ser atendida pelos outros serviços da assistência social e, se manifestar o interesse de voltar para a cidade de origem, ela passará por uma triagem. São feitos contatos com o município de destino e é verificado se a família, ou alguma instituição, tem condições de receber o indivíduo. “Se não a gente vai estar distribuindo passagens gratuitamente. A finalidade não é essa. Existe um tamanho de orçamento, existe uma quantidade de recursos disponibilizados”, destaca a secretária de assistência social de São José, Rita de Cássia Furtado, sobre a importância da triagem.

Para este ano, foram disponibilizados R$ 130 mil para a compra de passagens, onde elas terão mais probabilidade de ter melhor condição de vida, se manter contato com os familiares. Até o momento, 24 pessoas já voltaram para a sua cidade. Os destinos mais comuns são São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Londrina.

No ano passado, 394 passagens foram compradas, podendo ser mais de uma por interessado, pois, em alguns casos, o deslocamento é feito em mais de uma parte. Por exemplo, para ir para Maceió, em Alagoas, o indivíduo primeiro vai até São Paulo e lá pega um outro ônibus até o seu destino final.

Segundo a secretária, atualmente, 279 pessoas estão cadastradas no CadÚnico do município.

 

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%