
A Prefeitura de São José iniciou nesta semana as ações de intensificação da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), voltadas a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A mobilização segue alinhada às diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, que orienta os municípios catarinenses a promover busca ativa deste público entre setembro e outubro, mas em São José a iniciativa foi antecipada.
A antecipação demonstra o compromisso do município com a prevenção e a saúde da juventude. As equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão mobilizadas para localizar os jovens que ainda não tomaram a vacina e oferecer a dose gratuitamente. A vacina contra o HPV é uma das mais importantes no calendário de imunização, pois previne o surgimento de diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, pênis, ânus, garganta e boca.
“O HPV é um vírus silencioso e altamente transmissível, que atinge milhões de pessoas no mundo. A maioria dos casos não apresenta sintomas imediatos, mas pode evoluir para complicações graves. A vacinação é segura, eficaz e a principal forma de prevenção”, avaliou a diretora de vigilância epidemiológica, Katheri Zamprogna.
Atualmente, o esquema vacinal contra o HPV para essa faixa etária é composto por dose única, o que facilita ainda mais a adesão. Basta uma aplicação para garantir a proteção. A medida vale tanto para quem nunca tomou, quanto para quem perdeu o esquema anterior de duas doses.