A Prefeitura de São José está ampliando os locais de descarte exclusivo de vidro, com 15 novos PEV (Pontos de Entrega Voluntária) para coleta do resíduo, que será destinado à reciclagem.
O município já contava com 32 contentores e as novas instalações irão ampliar a coleta seletiva. Os containers estão espalhados por locais estratégicos para o descarte, próximos de bares, restaurantes e áreas de grande circulação da população.
Desde fevereiro de 2023, quando esse tipo de coleta foi implantado no município, foram recolhidas mais de 160 toneladas de vidros. Destas, somente no mês de junho deste ano foram coletadas 15,4 toneladas.
Podem ser descartados garrafas, potes, frascos, perfumes, garrafões de vidro, copos e cacos de vidro. Não podem ser depositados cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de TV e lixo hospitalar.
“A indústria de vidro e a logística reversa para a indústria de vidro perceberam que a iniciativa está funcionando em São José. Com a educação ambiental, a população absorveu a informação e está contribuindo”, avalia o diretor executivo do CIM (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário) da Granfpolis, Marius Bagnati.
“Os números demonstram claramente a importância do projeto e da reciclagem, que neste caso específico estimula o descarte correto do vidro. São toneladas de material que deixaram de ser encaminhadas para o aterro sanitário e que, por sua vez, vão gerar outras toneladas de vidro novo que serão produzidas sem a utilização de recursos naturais”, diz Bagnatti.
O investimento de R$ 3,7 milhões foi feito pela empresa Massfix, que tira o ônus de São José quanto à confecção, instalação e coleta dos vidros depositados. No Brasil a reciclagem do vidro cresce a cada ano. Atualmente, cerca de 40% do vidro produzido é reciclado.
O país produz em média 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, utilizando cerca de 45% da matéria-prima na forma de cacos de vidro.
Localização dos novos PEV:
PEV 121 – Rua Francisco Antônio da Silva, 745 – Sertão do Maruim;
PEV 122 – Rua Subtenente Lairton Costa, 100 – Picadas do Sul;
PEV 154 – Rua 13 de Julho, 497 – Flor de Nápolis Praça Oscar Melo;
PEV 155 – Rua Princesa Isabel, 275 – Forquilhinha;
V 156 – Rua Professora Regina M. Da Silva Waltric, 332 – Serraria;
PEV 158 – Avenida Lisboa, 866 – Forquilhinha;
PEV 159 – Rua Vereador Arthur Manoel Mariano, Forquilhinha;
PEV 160 – Rua Tiradentes, 34 – Kobrasol;
PEV 161 – Rua Antônio Alfredo da Silva, 761 – Fazenda Santo Antônio;
PEV 162 – Rua Getúlio Vargas, 671 – Centro;
PEV 164 – Rua Osvaldo Corrêa de Andrade, 274 – Floresta;
PEV 165 – Rua João José Martins, 598 – Real Parque;
PEV 166 – Rua José Antônio Pereira, 1044 – Pedregal;
PEV 167 – Avenida das Margaridas, 14 – José Nitro Praça do Morar Bem;
PEV 168 – Rua Wenceslau Evaristo da Silva, 1 – Praça da Vila Santa Rita, Serraria.