Santa Catarina volta a figurar no mapa da Série A do Campeonato Brasileiro com o acesso do Criciúma no último sábado (18), depois de quase 10 anos ausente da elite.
A linda festa no Estádio Heriberto Hülse, com a goleada de 3 x 0 sobre o Botafogo-SP, com o torcedor no gramado comemorando com os jogadores, foi destaque em todo o país, confirmando o grande momento do Tigre. Uma caminhada de sucesso, fruto de um bom planejamento e estruturação de uma equipe competitiva, com o trabalho longevo do técnico Cláudio Tencati.
O Criciúma realizou uma campanha de recuperação a partir da chegada do treinador Cláudio Tencati, este paranaense de Cianorte, 49 anos, que está no clube desde outubro de 2021. Naquele ano o Criciúma conseguiu o acesso da Série C para a Série B do Brasileiro, depois de ter sido rebaixado no Campeonato Catarinense. A volta no ano seguinte como campeão foi importante neste processo de recuperação.
O ano de 2003 foi especialmente importante para o Tigre, com a conquista do Campeonato Estadual, na decisão sobre o Brusque e a garantia da vaga na Copa do Brasil para 2024. A sequência do trabalho foi premiada agora com este acesso.
Uma vitória expressiva sobre o Botafogo-SP, com gols de Éder, Fellipe Mateus e Felipe Vizeu. A equipe tem ainda um jogo a cumprir na Série B diante do Novorizontino, na última rodada, sábado que vem em São Paulo.
O Tigre é motivo de orgulho para o seu torcedor, que lotou o Estádio Heriberto Hulse em quase todos os jogos. A partir de agora, comissão técnica e o presidente Vilmar Guedes vão sentar para fazer o planejamento para a próxima temporada.
Não há tempo a perder, pois a responsabilidade é muito grande. Uma coisa é chegar e outra é permanecer na Elite do Futebol Brasileiro, que passa a ser agora o grande objetivo para 2024.