Santa Catarina vacinou apenas 50% do público-alvo contra a gripe

Foto: Divulgação

Com o fim da campanha de vacinação contra a influenza em todo o país na sexta-feira (30), Santa Catarina atingiu 50,4% do público-alvo, ficando abaixo do esperado. A situação preocupa se confrontada com dados das influenzas A e B em 2023 no estado: são 468 casos confirmados e 31 mortes. A vacina segue disponível nos postos de saúde enquanto durarem os estoques.

O último relatório da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) aponta 363 casos de Influenza A e 105 de Influenza B, resultando em 31 mortes.

Em comparação aos últimos cinco anos, inclusive aos anos antes da pandemia, percebe-se um aumento significativo no número de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por influenza nos primeiros meses do ano de 2023.

Os dados da Dive/SC mostram que os grupos mais afetados pela doença são as crianças com menos de 9 anos de idade, que representam 38,67% dos casos de SRAG, seguido das pessoas com mais de 60 anos de idade, com 29,9% dos casos.

De acordo com a gerente de imunização da Dive/SC, Arieli Schiessl Fialho, esse cenário indica uma transmissão acelerada, que pode se intensificar considerando o período de sazonalidade na transmissão dos vírus respiratórios.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%