O futebol Catarinense estará representado em todas as divisões do Campeonato Brasileiro em 2024, após o encerramento das competições de acesso. Na Série A, voltamos ao calendário a partir do acesso do Criciúma, que conquistou a vaga com campanha espetacular, vencendo o Botafogo-SP no jogo do acesso.
Na Série B, teremos três representantes: Brusque, que subiu da “C” , Avaí e Chapecoense, que garantiram a permanência na Série B. O Figueirense representará o Estado na Série C e, na Série D, as confirmações são de Hercílio Luz, Concórdia e Barra FC.
A Chapecoense garantiu a permanência na Série B com requintes de crueldade para o torcedor no último sábado (25). Precisava vencer o Vitória (BA) e torcer para resultados combinados. Saiu perdendo e fez a virada para 3 x 1.
O Tombense perdeu em casa para o Mirassol, gol de Luís Otávio, ex-Chape, e o Sampaio Corrêa foi goleado pelo Sport por 4 x 1. A partir daí a torcida invadiu o gramado da Arena Condá para comemorar a permanência, num sentimento de alívio.
Já na Série D teremos três representantes definidos a partir do Estadual deste ano e da competição já realizada. Hercílio Luz, Concórdia e Barra FC vão tentar conquistar o acesso para a Série C, onde o Figueirense terá participação isolada.
O representante da Capital entra em nova fase a partir da parceria com a Clave Capital, que vai injetar recursos e ficará responsável pelo futebol do clube, contração de executivo de futebol, técnico e jogadores. O objetivo é subir para a Série B e colocar o alvinegro do Estreito em novo patamar.
Além do Brasileiro, o futebol catarinense terá ainda três representantes na milionária Copa do Brasil. Os nossos representantes serão Criciúma, campeão catarinense 2003 e o Brusque, vice-campeão.
A terceira vaga foi conquistada no fim de semana pelo Marcílio Dias, campeão da Copa Santa Catarina, que venceu na final o Concórdia por 3 x 1 no Estádio Domingos Machado de Lima, no Oeste do Estado.