Nos primeiros 20 dias do mês de novembro, Santa Catarina já registrou a ocorrência de cinco tornados.
O último aconteceu no início da semana, na segunda-feira (20), quando o fenômeno ocorreu na região Sul do Estado, causando estragos nos municípios de Balneário Gaivota e Sombrio.
“Para a formação de um tornado, é preciso que esteja ocorrendo uma tempestade severa, com uma dessas nuvens, com muitos raios, bem profunda, que provocam bastante rajadas de vento. O tornado é definido por aquele funil que se forma na base da nuvem e, quando toca o solo, pode provocar muitos estragos”, destaca.
Ele explica também que a grande incidência desse fenômeno se deve ao clima no estado estar sobre a influência do El Niño.
De acordo com ele, a diferença entre o tornado e o ciclone é a área de incidência. O primeiro é mais localizado, enquanto o segundo atinge uma área maior. Sobre a previsão dos fenômenos, ele conta que não há como antecipar, mas quando há alerta de tempestade, a atenção para possíveis tornados aumenta
Além desse último, ocorrido nessa segunda-feira, foram registrados, no mês de outubro, tornados em Cunha Porã, Tubarão, Itá e Urupema.