Santa Catarina lidera país na abertura de leitos de UTI do SUS com 291 novas vagas desde 2023

santa-catarina-lidera-pais-na-abertura-de-leitos-de-uti-do-sus-com-291-novas-vagas-desde-2023
Foto: Eduardo Valente/Reprodução

O Governo de Santa Cataria abriu 291 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde 2023 para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Com a ampliação, o estado alcançou 1.459 leitos de UTI ativos e se tornou a unidade da federação que mais incorporou vagas do tipo no país.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Os novos leitos estão distribuídos entre adultos, pediátricos e neonatais, contemplando todas as macrorregiões. A iniciativa fortalece a capacidade de atendimento a pacientes críticos e impulsiona a realização de cirurgias, que já somam 1,1 milhão de procedimentos desde 2023.

santa-catarina-lidera-pais-na-abertura-de-leitos-de-uti-do-sus-com-291-novas-vagas-desde-2023
Foto: Ricardo Wulffenbüttel/Reprodução

Até o fim de 2025, está prevista a abertura de mais 14 leitos de UTI adultos no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis. Além disso, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) segue discutindo com municípios e hospitais novos planos de expansão, com foco nas regiões Oeste, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis.

Para viabilizar a abertura, o governo estadual investiu em equipamentos e assumiu integralmente o custeio até a habilitação pelo MS (Ministério da Saúde). O repasse é de R$ 1,2 mil por leito vago e R$ 1,8 mil por leito ocupado.

Distribuição regional

santa-catarina-lidera-pais-na-abertura-de-leitos-de-uti-do-sus-com-291-novas-vagas-desde-2023
Foto: Roberto Zacarias/Reprodução

Os leitos já implantados estão em hospitais de Araranguá e Sombrio (Sul), Blumenau, Brusque e Timbó (Vale do Itajaí), Itajaí (Foz do Rio Itajaí), Lages (Serra), Mafra (Norte e Nordeste), São José (Grande Florianópolis), Caçador e Joaçaba (Meio-Oeste), além de Chapecó e Concórdia (Grande Oeste).

Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), os leitos atendem pacientes de toda a rede pública estadual. O sistema hospitalar catarinense funciona em rede, de forma que, na ausência de vaga em determinado hospital, a Central de Regulação busca alternativas em outras unidades da região e, se necessário, em macrorregiões vizinhas.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%