Desde o início da manhã desta quinta-feira (16), as equipes do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) estão empenhadas nos atendimentos às ocorrências no Estado, no Litoral Norte catarinense e Grande Florianópolis. Até as 15h, foram registradas 123 ocorrências relacionadas ao evento climático, com o atendimento a 244 pessoas.
Visando ampliar e assegurar a reposta operacional nas regiões, foram acionadas quatro FTs (Forças-Tarefa) para apoio aos atendimentos. Essas equipes são especializadas em busca e resgate em enchentes e enxurradas.
– Duas células da Força-Tarefa 13 (Balneário Camboriú)
– Uma célula da Força-Tarefa 7 (Itajaí)
– Uma célula da Força-Tarefa 3 (Blumenau)
– Uma célula da Força-Tarefa 10 (São José)
Até este momento, foram registradas ocorrências nos municípios de: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Tijucas, Governador Celso Ramos, Itajaí e Florianópolis, com a atuação de todos os bombeiros militares do efetivo orgânico destas regiões.
Os atendimentos englobam, principalmente, o resgate de vítimas ilhadas, incluindo animais; a desobstrução de vias, e pequenos deslizamentos.
Ocorrências:
– 7º BBM: 8 atendimentos
– 10º BBM: 17 atendimentos
– 13º BBM: 96 atendimentos
“Estamos empenhados no atendimento de todas as ocorrências, com guarnições para apoio aos municípios que estão sendo mais severamente atingidos. Da mesma forma, também estamos de prontidão para apoiar na recuperação das áreas, com limpeza de ruas e reestruturação das cidades”, afirma o tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, comandante interino da 1ª Região de Bombeiro Militar (1ª RBM).
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta a todos que acompanhem os alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado e evitem sair de casa neste momento. Em caso de emergência, ligue 193.