Santa Catarina é o estado do Brasil com mais áreas de risco hidrológico e de deslizamento

Foto: Divulgação

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Nacional, Santa Catarina tem 294 municípios que possuem áreas de risco para desastres ambientais, com riscos hidrológicos e de deslizamentos, sendo o estado brasileiro como mais locais vulneráveis. O levantamento começou a ser feito em 2017 pela Defesa Civil em parceria com CPRM (Serviço Geológico do Brasil). Para evitar grandes desastres, como o ocorrido recentemente no litoral de São Paulo, a Defesa Civil de Santa Catarina está monitorando as áreas e criando políticas para afastar a população dos locais de risco e protegendo-a.

Segundo o Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, Secretário-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, as ações são dificultadas por questões sociais, isso porque muitas pessoas vivem em áreas de morro, onde há maiores riscos de deslizamentos, por conta da baixa renda e seu deslocamento para a área central fica inviável financeiramente. Outra questão que deixa essas ações mais difíceis é o fato de as pessoas serem apegadas aos locais onde moram e não quererem sair. Um plano de contingência foi elaborado pela Defesa Civil em parceria com cada um dos municípios. Esse plano contém as áreas de risco de cada cidade, os locais de abrigo para onde as pessoas devem se deslocar, o momento que elas devem sair de suas residências, entre outras coisas. “A Defesa Civil do Estado atua mais como coordenação, porque cabe a cada município gerenciar suas áreas. Eles têm a informação mais precisa da situação do município”. O coronel comenta  que em locais mais suscetíveis a desastres, como cidades do Vale do Itajaí, a Defesa Civil atua constantemente para a prevenção e não somente quando os desastres ocorrem. “A prevenção é a parte mais importante para evitar as consequências mais graves dos desastres”, complementa.

Um dos estudos realizados pela Defesa Civil para a prevenção em alguns municípios é a medição de até onde a terra poderá atingir as residências em caso de deslizamento. Outra medida é o envio de um SMS para pessoas que vivem em áreas vulneráveis notificando para risco de deslizamento de terra, mas a mensagem não chega a todos os moradores , deixando alguns em situação mais vulnerável, por isso a Defesa Civil trabalha também na área tecnológica para o alcance dos alertas ser maior.

Os municípios com maior risco são Brusque, Joinville, Lages, Tubarão e Timbé do Sul.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%