A partir de sábado (12), o uso de máscaras em Santa Catarina se tornará desobrigatório. Agora, as medidas de controle contra a Covid-19, que antes eram normas, passam a ser recomendações. O governador Carlos Moisés (Republicanos) anunciou a decisão via redes sociais na última quinta-feira (10). Ele disse que o decreto será publicado no Diário Oficial neste sábado.
Em sua mensagem, o governador destacou o avanço da vacinação em Santa Catarina: atualmente, 82% da população vacinável já tomou as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19.
Flexibilização de medidas restritivas
Em novembro de 2021, o governo desobrigou o uso de máscaras em ambientes abertos, e também revogou o limite de 50% de público nos estádios de futebol, podendo receber a capacidade máxima.
No dia 3 de março de 2022, o uso de máscaras por crianças entre 6 e 12 anos deixou de ser obrigatório em Santa Catarina, porém, a decisão de uso ou não ficou a cargo dos pais ou responsáveis. No mesmo dia, Chapecó foi a primeira cidade do Estado a desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados, contrariando o decreto estadual então vigente.
A partir daí, diversas cidades também desobrigaram o uso da máscara em ambientes fechados, como: Indaial, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Ilhota, Guabiruba, Brusque, Taió, Lontras, Xaxim, Peritiba, São Lourenço do Oeste, Ipira e Salete.
Em Criciúma, o prefeito gravou um vídeo afirmando que na cidade “usa quem quiser”, referindo-se ao uso das máscaras. Em São João do Itaperiú, o decreto municipal torna opcional o uso de máscara, exceto no interior das Unidades de Saúde.
Como os municípios da Grande Florianópolis se posicionam?
Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça disseram que seguirão o decreto do governo do Estado e vão desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados também. Todos os municípios de Santa Catarina terão liberdade de tomar medidas mais restritivas de combate à Covid-19, caso achem necessário.