
As obras de triplicação da SC-401, em Florianópolis, avançam em ritmo acelerado e já alcançaram 10% de execução, segundo informações divulgadas neste domingo (13) pela Secretaria de Comunicação do Governo de Santa Catarina (Secom-SC). Os trabalhos integram o Programa Estrada Boa e têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos na principal via de acesso ao Norte da Ilha.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Atualmente, as equipes atuam em vários pontos críticos, como o trecho entre o shopping e o trevo de Cacupé, além da região do Morro das Madeireiras. O projeto prevê cerca de 10 quilômetros de intervenções, incluindo a construção de viadutos, ciclovias, melhorias no sistema de drenagem e contenção de encostas.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, o investimento total na triplicação da SC-401 é de R$ 73 milhões. “Essa é uma obra estratégica que, além de qualificar a infraestrutura, promove mais segurança e fluidez no trânsito”, destacou.
Principais pontos com obras em andamento:
-
Aterro de canteiro e plantio de grama: Sentido Norte, do km 15,1 ao km 16,7
-
Instalação de meio-fio: Sentido Norte, entre o km 14,9 (Centro Administrativo) e o km 16,5
-
Execução de drenagem no canteiro: Sentido Norte, km 15,4
-
Escavação de material: Sentido Norte, km 17,9
-
Escavação e aterro em rocha e barreira: Sentido Centro, km 18 (Morro das Madeireiras)
-
Pavimentação (escavação, reforço, sub-base e base): Sentido Centro, km 15,3
-
Pavimentação asfáltica: Sentido Centro, km 15,3
O Programa Estrada Boa, lançado em agosto de 2023, é considerado o maior da história rodoviária de Santa Catarina, com um investimento total de R$ 3,5 bilhões. Desde a sua criação, o programa já entregou 13 obras rodoviárias no estado.