A telemedicina é uma prática que, embora exista há alguns anos, ganhou força durante a pandemia de COVID-19. Com apenas um ano de atuação na Grande Florianópolis, a Tempo Med Planos de Saúde já realiza 30% das consultas de forma remota.
Combinando medicina e tecnologia, essa modalidade permite um atendimento médico prático, rápido e seguro para todos os pacientes. Diversas ferramentas facilitam esse trabalho, como teleconsultas, envio de diagnósticos, pedidos de exames, receitas e declarações médicas.
O cuidado digital está modificando a forma como as pessoas cuidam da saúde de diversas maneiras: através de treinos esportivos com o auxílio de aplicativos, equipamentos digitais que monitoram sinais vitais, passos e sono, além da possibilidade de consultar-se de qualquer lugar estão entre os principais avanços.
Para proporcionar cuidados de saúde a qualquer momento, a Tempo Med oferece mais de 20 especialidades médicas eletivas e um pronto atendimento virtual 24 horas para situações agudas e pontuais. A modalidade vem crescendo mês a mês e conquistando os beneficiários. Hoje, três em cada 10 consultas efetuadas já acontecem por telemedicina.
Segundo Paulo Poli, médico de família e diretor executivo da Tempo Med, a maior vantagem que a telemedicina oferece é o acesso facilitado. “Já atendemos um paciente que estava em uma rede, à beira do rio, e que dificilmente teria acesso a um pronto atendimento presencial. Outro caso curioso foi o de um motorista que parou o caminhão no acostamento para se consultar”, destaca.
Esses exemplos evidenciam a força da telemedicina.
Benefícios da Teleconsulta
A teleconsulta oferece inúmeras vantagens para pacientes com dificuldades de acesso a tratamentos. Pessoas com enfermidades, que possuem dificuldades no deslocamento, podem consultar-se com médicos no conforto de suas casas, evitando transtornos. Moradores de cidades onde os serviços de saúde são limitados conseguem realizar consultas com especialistas sem precisar viajar ou gastar com isso.
Para o gastroenterologista Nadim Isaac Filho, que atende por telemedicina pela Tempo Med, a modalidade permite uma boa anamnese. “Muitas vezes esse ponto é facilitado pelo fato do paciente se sentir mais à vontade no ambiente do atendimento”, ressalta.
O médico relata que mesmo nas consultas remotas, observa uma alta taxa de retornos.
“Houve um caso em que a paciente apresentou uma condição de potencial urgência. Foi alertada sobre tal risco e evoluiu de fato com essa condição. A paciente foi internada e operada, durante a internação enviou os exames realizados para minha avaliação. Observei uma relação de confiança estabelecida, principalmente no que diz respeito ao meu trabalho executado”, relembra.
Consulta resolutiva, facilidade de agenda, economia de tempo e menos custos com deslocamento estão entre as principais facilidades apontadas pelos pacientes nas pesquisas de NPS realizadas pela operadora.
A tendência, segundo Paulo Poli, é que nos próximos cinco anos o primeiro contato das pessoas para queixas de saúde será digital. Num futuro breve, as pessoas não sairão de suas casas ou trabalhos se não for uma emergência ou risco de vida.