Revisão de contrato com a Arteris pode ser finalizada ainda no primeiro semestre

Revisão de contrato com a Arteris pode ser finalizada ainda no primeiro semestre
Foto: Jéssica Schmidt/Jovem Pan News Florianópolis

A rediscussão do contrato com a Arteris Litoral Sul sobre o trecho norte da BR-101 em Santa Catarina pode ser finalizada ainda no primeiro semestre de 2025. A confirmação partiu do deputado federal Pedro Uczai (PT), novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, e que vai levar adiante os pedidos dos municípios.

A maior parte deles pede a inclusão de obras que ajudem a desafogar o trânsito, especialmente no Litoral Norte. Um dos desafios é o preço do pedágio, que hoje está em R$ 5,20. A tendência é que, com novas intervenções na rodovia, o valor da tarifa fique mais elevado.

Hoje a rodovia tem trechos que sofrem com engarrafamentos principalmente em Itajaí e Balneário Camboriú a ideia de renovar a concessão da Arteris Litoral Sul, é para permitir os investimentos para as obras necessárias para melhorar o fluxo nas regiões citadas. Já que no contrato atual, não é possível realizar os investimentos de melhoria para a BR-101

Houve um atraso por conta de uma mudança na presidência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que não enviou um relatório a tempo, mas o deputado garantiu que vai presencialmente na agência cobrar o envio do relatório.

“Eu vou presencialmente esta semana na ANTT como novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. Já marquei a audiência para acelerar a entrega do relatório para o TCU (Tribunal de Contas da União), acelerar a avaliação técnica e viabilizar a otimização do contrato para maio ou junho concluir esse processo, para que a Arteris, sendo ela que vai renovar a concessão, já comece a montar um canteiro de obras para fazer as marginais em Porto Belo, Itapema, Itajaí até Joinville, fazendo elevados e obras para descongestionar essa região de mobilidade da BR-101”, destacou.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%