Da Ressacada à Europa. Este tem sido o caminho de alguns atletas formados pelo Avaí nos últimos anos. É o caso de Renato Soares. Revelado no Leão, o meio-campista estreou pelos profissionais na Copa Santa Catarina de 2019, antes de ser emprestado ao Hercílio Luz. Ele deixou a equipe azurra e, após passagens por clubes de Goiás e São Paulo, desembarcou em Portugal.
Renato Soares chegou ao futebol português no último ano, contratado pelo Leixões. Ele também defendeu o Sporting Covilhã, e após acertar recentemente com o Lusitânia de Lourosa, vai para a sua segunda temporada no país europeu. Na nova equipe, o brasileiro vai disputar a Liga 3 — e espera subir de divisão.
“A nossa expectativa é subir de divisão. O clube chegou perto de subir na última temporada, foi até o playoff de acesso. Estamos treinando forte para, se Deus quiser, atingir o nosso objetivo de subir. Seria melhor ainda coroar o acesso com um título”, contou o paulistano, de 25 anos, que também recorda a passagem pelo Avaí.
“Me profissionalizei no Avaí, fiquei lá por uns três anos. Tive a oportunidade de atuar com grandes jogadores, ter boas influências, tanto dentro quanto fora de campo. Foi um clube que me acolheu muito bem e onde fui muito feliz”, concluiu Renato Soares.