Último relatório do ano do IMA informa que 39% dos pontos de coleta para avaliação da qualidade da água estão próprios para banho em Florianópolis. O número é menor que o último que apresentava balneabilidade em seis a cada 10 pontos. Esse foi o sexto relatório divulgado em 2022. De acordo com as análises, 109 dos 237 locais avaliados do litoral catarinense estão próprios para o banho, o que representa 45,99%. Confira o relatório completo no site.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O resultado não correspondeu à expectativa do IMA. O instituto esperava que os números fossem melhores que o último, por conta da diminuição das chuvas, porém essa melhora não era dada como certa. Essa queda ainda não refletiu na qualidade das praias e o alto índice pluviométrico registrado anteriormente ainda afeta os resultados. Em entrevista ao Ligado na Cidade na terça-feira (27), Marlon Daniel da Silva, gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, falou sobre a expectativa dele que não foi concretizada no relatório divulgado nesta quarta (28).
“A gente espera que exista uma mudança, uma melhora, que diminua essa impropriedade visto a intensidade pluviométrica ter diminuído, mas ela persiste ainda em alguns pontos. Portanto não podemos dar a certeza dessa melhora. Essa melhora talvez aconteça daqui a quatro semanas, mais ou menos, em alguns pontos. Principalmente aqueles que tiveram dois resultados maior que 800 nas últimas semanas coletadas”, comenta Marlon.
Uma praia é considerada imprópria para banho quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores houver 800 bactérias Escherichia coli, ou mais, por 100 mililitros.