Na tarde deste domingo (16), o Figueirense anunciou seu treinador para a disputa da Série C. Roberto Fonseca tem 60 anos e será o terceiro técnico do alvinegro em 2023, após Cristóvão Borges e Douglas Bazolli (interino). Ele chega com contrato até o fim da temporada.
Fonseca foi jogador nos anos 80 e 90, atuando como zagueiro em clubes como São Paulo (SP) e Bahia (BA). Ele iniciou a carreira de técnico em 2001, no comando do Águia Futebol (PR). Em Santa Catarina, ele passou pelo Criciúma em 2009.
Na Série B de 2022, à frente do Ferroviário (CE), Fonseca enfrentou o Figueirense no Orlando Scarpelli pela 8ª rodada da competição. O Alvinegro venceu a partida por 1 a 0, gol de Gustavo Ramos.
O último trabalho de Fonseca foi no CSA (AL), onde chegou na pré-temporada de 2023. Ele foi demitido em fevereiro após resultados negativos no estadual e Copa do Nordeste, acumulando duas vitórias, três empates e três derrotas à frente do clube.
No anúncio, o Figueira descreve o novo treinador como um nome de “experiência, conhecimento da competição, histórico vencedor e o desejo de somar ao Figueirense para recolocar o Time do Povo num cenário competitivo digno da sua grandeza”.
Fonseca chega ao Figueirense acompanhado do filho, o auxiliar técnico Roberto Fonseca Jr.