A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu 15 pessoas suspeitas de aplicar golpes em cidades de Santa Catarina, em cidades do estado de São Paulo. A operação foi realizada nesta terça-feira (25), com colaboração da polícia paulista. Há registro de crimes de estelionato cometido por integrantes da quadrilha em pelo menos 13 cidades catarinenses. Somados, os prejuízos das vítimas são próximos de R$ 760 mil.
Conforme a investigação, se passando por funcionários dos bancos onde atuam, os golpistas se oferecem para ajudar pessoas em com dificuldade de realizar operações em caixas eletrônicos. Durante o falso auxílio, eles roubavam dados e depois faziam empréstimos em nome das vítimas ou limpavam as contas.
Ainda de acordo com as informações divulgadas pela polícia, além das prisões, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Mauá, Diadema, Paulínia, Araraquara e Francisco Morato. Os suspeitos vão responder por crimes de furto mediante fraude e associação criminosa.
A polícia também descobriu que a quadrilha atua ainda em São Paulo e Minas Gerias e identificou o criminoso responsável por liderar o grupo e receber os depósitos.
Em Santa Catarina, há registro de casos em Florianópolis; Jaraguá do Sul; Guaramirim; Barra Velha; Paulo Lopes; Tijucas; Navegantes; Palhoça; Imbituba e Balneário Camboriú. Já as cidades de São José, Blumenau e Tubarão têm registro de pelo menos três casos, em cada uma.