A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) indenizou neste fim de semana mais 22 famílias atingidas pelo acidente ocorrido no Monte Cristo, em Florianópolis. De acordo com nota publicada pelo Governo do Estado de Santa Catarina neste sábado (16), R$ 217 mil foram distribuídos.
Até o momento, 139 de 220 cadastradas já foram ressarcidas com um valor total de R$ 1,7 milhão. Apesar do avanço, a Companhia não conseguiu cumprir a promessa feita na última semana, que era de indenizar mais de 200 até o dia 15.
Os serviços estão sendo retomados nesta segunda-feira (18), com a apuração dos prejuízos relacionados aos móveis, lucros cessantes, imóveis e veículos.
Segundo o governo, o que está sendo pago no momento é a indenização emergencial, que corresponde a 70% do total calculado. O cálculo da indenização referente às perdas é feito baseado na tabela nacional de referência de preços, onde é listado um valor específico para cada item perdido.
Em caso de divergência em relação às perdas, a Casan informou que a listagem pode ser revisada durante os atendimentos para que a próxima parcela seja ajustada. Para isso, os atendidos levam para casa um formulário.
Desde o dia 9 de Setembro, as famílias atingidas pelo acidente ocorrido por conta do rompimento de um reservatório da Casan no Monte Cristo, e que tenham realizado o cadastro, estão sendo indenizadas. O caso ocorreu no dia 6 de setembro, quando diversas casas e veículos foram destruídos pela água do reservatório rompido.