Projeto oferece aulas gratuitas de artes visuais a jovens em situação de vulnerabilidade em Florianópolis

Projeto oferece aulas gratuitas de artes visuais a jovens em situação de vulnerabilidade em Florianópolis
Foto: Divulgação

Com o objetivo de oportunizar que cada vez mais pessoas tenham acesso aos bens artísticos e culturais, o Centro Cultural Veras e o CCA (Centro Cultural Anastácia) se juntaram para realizar a 4ª edição do Ateliê Aberto, projeto que promove aulas gratuitas em diferentes linguagens das Artes Visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, fotografia e vídeo.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A iniciativa, mantida no Veras desde a inauguração, em 2022, é prioritariamente voltada para as crianças, adolescentes e jovens vinculados ao CCA, no bairro Balneário, na região continental de Florianópolis.

“Eu acredito que esses ateliês vão ser de suma importância para os nossos jovens, porque muitos deles não têm acesso aos bens culturais no seu dia a dia, no seu cotidiano, e de certa forma esses ateliês vão democratizar esse acesso e ampliar os horizontes, a visão desses jovens em relação a arte e cultura”, afirma a coordenadora de Programas e Projetos do CCA, Tamiris Moreira Espíndola.

A parceria teve início em maio, com a ação especial Portas Abertas, ocasião em que os educandos do Centro Cultural Anastácia foram até o Córrego Grande, na sede do Centro Cultural Veras, para participar de uma jornada de experimentações e trocas artísticas em ateliês diversos. Agora, em setembro, o Centro Cultural Anastácia vai receber ateliês como o de fotografia, a partir do dia 2, com Matheus Solar, e o de desenho, a partir do dia 4, com Flávia Duzzo, entre outros.

Os ateliês na sede do Veras seguem sendo ofertados mensalmente e são abertos ao público, com vagas gratuitas reservadas a todos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, bem como mães-solo, pessoas desempregadas e estudantes. A programação completa pode ser conferida no Instagram @centroculturalveras.

Ao todo, entre maio e dezembro serão realizadas 400 horas-aula ministradas por artistas-professores com atuação capacitada e reconhecida. Entre os artistas que integram o projeto estão: Julia Amaral, doutora em Artes Visuais que desenvolve seu trabalho com esculturas, fotografias, intervenções urbanas e publicações; o artista multimídia Diego de los Campos, com trajetória consolidada no Brasil e exterior; o artista visual Guilherme Bruschi, mestrando em processos artísticos contemporâneos.

O projeto Ateliê Aberto é totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis (Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91), por meio da Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis; e conta com o apoio master da SmartFit, da Junckes e da Verbena Participações; e o apoio cultural do Hospital Baía Sul, da NDTV e da Record Oficial.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%