
Desde o início da operação em abril de 2024, o Projeto Formiguinha, que oferece transporte gratuito nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, já foi utilizado mais de 1 milhão de vezes. Os dados, divulgados pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, contabilizam cerca de 63 mil viagens feitas pelas três linhas em circulação até maio de 2025.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O serviço é composto pelas linhas 720 (Monte Serrat – Serrinha), 721 (Morro do Horácio – Saco dos Limões) e 722 (Morro do 25 – Morro da Cruz), que ligam as comunidades a pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso a serviços, comércio e lazer. As linhas começaram a funcionar em abril, maio e julho do ano passado, respectivamente.
Para o secretário de Infraestrutura e Manutenção, Rafael Hahne, o transporte é um avanço fundamental para os moradores. “Os micro-ônibus passam praticamente na porta de casa, ajudando nos deslocamentos diários, como ida ao mercado, consultas médicas, trabalho e lazer”, afirmou.
Em março de 2025, o serviço foi oficializado como gratuito, após aprovação unânime da Câmara de Vereadores, consolidando o Formiguinha como uma política pública permanente. O prefeito Topázio Neto ressaltou a importância do projeto: “Durante anos, muitas propostas foram apresentadas, mas poucas saíram do papel. O Formiguinha é a realidade e um avanço significativo para a inclusão social e a qualidade de vida dos moradores do Maciço do Morro da Cruz.”
O Projeto Formiguinha é destaque na mobilidade urbana da capital catarinense, com veículos adaptados às condições viárias da região e atendimento às necessidades específicas das comunidades locais.