O Projeto Formiguinha, lançado em abril pela Prefeitura de Florianópolis, transformou a mobilidade urbana da Capital catarinense. Já são 268 mil usuários atendidos desde o início do projeto, que se expandiu para atender ainda mais moradores e já conta com três linhas.
O itinerário completo e os horários das linhas estão disponíveis no site do Consórcio Fênix e no aplicativo Floripa no Ponto. Todas as linhas do projeto têm um valor social de passagem de R$ 2,56 no cartão.
Expansão e sucesso
O projeto Formiguinha já possui três linhas em operação: a laranja, que faz o trajeto Monte Serrat-Serrinha, a verde, que faz Morro do Horácio-Saco dos Limões e a azul, que vai do Morro do 25 até o Morro da Cruz, iniciando na Avenida do Antão.
Considerando as três linhas, a Prefeitura de Florianópolis estima uma média de três mil usuários por dia e 70 mil no mês.
Impacto na vida dos moradores
Chaiane Natiely Gomes Bastos, 22 anos, estudante do curso de Cinema da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e moradora do Saco dos Limões, é um exemplo de como o Projeto Formiguinha transformou a mobilidade urbana na região. Trabalhando no Morro da Cruz, ela sente a mudança no dia a dia.
“A inclusão do formiguinha facilitou muito meu deslocamento, tenho família que reside na Agronômica e moro no Saco dos Limões, um trajeto que antes me levava mais de uma hora indo de ônibus pela Mauro Ramos, agora faço em até 15 minutos com o formiguinha contornando os morros. Além da quantidade de horários ter aumentado, ajudando muito na subida dos morros que era o mais difícil, agora posso chegar em casa do trabalho com mais facilidade, sobrando tempo para me dedicar a outras coisas na minha vida sem estar presa no trânsito”, ressaltou.
Alterações de rota
Em agosto, o micro laranja do projeto, que faz o trajeto Mont Serrat – Serrinha, passou por uma pequena alteração na rota. O projeto incluiu a Escola Básica José Jacinto Cardoso, no bairro Trindade, em Florianópolis.
A linha 720 sai na da avenida Mauro Ramos, corta todo o Maciço do Morro da Cruz e vai até a Serrinha, próximo à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).