Os ônibus do Projeto Formiguinha não terão cobrança de passagem a partir do dia 1º de janeiro. A tarifa zero já estava no planejamento inicial. São cerca de 70 mil passageiros que utilizam as três linhas por mês. O prefeito da Capital, Topazio Neto, explicou a decisão da mudança.
“Quem usar o Formiguinha a partir de janeiro do próximo ano, não vai pagar nada. Vamos continuar com o transporte do Formiguinha no Maciço do Morro da Cruz nas três linhas que já estão implantadas e vamos expandir gradativamente para outras regiões da cidade”, ressaltou.
A preferência inicial é para regiões onde existem morros e as pessoas têm dificuldade de se locomover na comunidade como Monte Cristo, Vila Parecida, Monte Verde, que são regiões de morros.
“A gente está fazendo estudos para levar as linhas do Formiguinha para essas áreas, mas depois também para outros bairros da cidade. Os bairros muito extensos e o transporte dentro do bairro ajuda na mobilidade. Nós já queríamos ter lançado o formiguinha gratuito esse ano, mas foi impossível em função do ano eleitoral, mas o planejamento retorna a partir de janeiro com o formiguinha não sendo cobrado das pessoas com tarifa zero em todas as linhas já existentes e as novas que serão implementadas”, complementou.
O Projeto Formiguinha foi lançado em abril e funciona atualmente com o valor social de a passagem, custando R$ 2,56 no cartão. No dinheiro, a passagem custa R$ 13,25.
A linha anunciada mais recente faz o trajeto do morro do 25 até o Morro da Cruz.