Proibição do skate no Largo da Alfândega causa polêmicas

Foto: Redes Sociais/ @afranioboppre50

Nesta terça-feira (4) a Prefeitura de Florianópolis colocou uma placa no Largo da Alfândega proibindo a prática do skate no local. A restrição causou descontentamento por parte dos skatistas e polêmicas nas redes sociais. O vereador da Capital, Afrânio Boppré (Psol), publicou um vídeo em seu Instagram criticando a decisão. Ele relembra que em 2021, quando atletas “manezinhas” ganharam medalhas no skate nas Olimpíadas de Tóquio, o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), disse que a cidade era a “Capital do Skate”. Na visão do vereador, essa proibição vai na contramão do que o chefe do executivo havia falado há um tempo. A publicação, é claro, bombou de comentários contrários à medida.

Após isso, Afrânio escreveu em seu twitter sobre o caso: “Desconfio que não há previsão legal para a instalação de placas proibindo a prática de skate na Alfândega. Me parece mais uma “invencionice” do prefeito. Por isso, requeri acesso a base legal que regulamenta a prática de esportes em espaços públicos de Florianópolis”.

Respondendo às críticas, Topázio publicou um vídeo alegando que a decisão pela proibição se deu por conta da danificação do patrimônio público recém revitalizado, como os bancos, utilizados pelos skatistas para a realização de manobras, assim como o risco à integridade física das pessoas que caminham pelo local, principalmente idosos e crianças. Na noite desta terça, o prefeito foi ao local para conversar com os praticantes e esclareceu que circular pelo local em cima do skate não é proibido, a restrição é apenas para subir nos bancos e realizar as manobras. Pediu também para que elejam representantes e vão até o seu gabinete para ter mais conversas sobre o tema.

Nesta quarta (5) pela manhã, Afrânio novamente levantou o assunto em seu twitter, dizendo que a abertura para diálogos foi um passo importante e que o correto seria a retirada das placas enquanto as soluções são encontradas.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%