Programa gratuito de estímulo ao empreendedorismo abre turma no Morro do Horácio, na Capital

Programa gratuito de estímulo ao empreendedorismo abre turma no Morro do Horácio, na Capital
Foto: Divulgação/TXM Methods

O programa de pré-incubação Cocreation Social Lab está com inscrições abertas para a primeira turma no Morro do Horácio, em Florianópolis. Podem participar moradores da comunidade e das áreas próximas, com ideias de negócios e interesse em empreender ou aprimorar um negócio já existente.

Realizado em parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e o Sebrae/SC, e com execução da TXM Methods, o projeto transforma ideias em negócios por meio de capacitações, palestras e workshops, além de proporcionar interação com mentores experientes no mercado. Todas as atividades do programa são inteiramente gratuitas.

As inscrições estão abertas até o dia 12 de julho, e podem ser feitas pelo WhatsApp, no telefone (48) 99132-8760. Para essa turma, são 20 vagas disponíveis. Mais informações no site.

As capacitações iniciam no dia 5 de agosto, e serão realizadas ao longo de quatro meses, de forma híbrida; presencialmente, no Neim (Núcleo de Educação Infantil Municipal) Morro do Horácio, e também on-line.

Projeto de caráter colaborativo, o Cocreation Social Lab é realizado em comunidades periféricas e voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo ferramentas para que desenvolvam o empreendedorismo e possam gerar renda. O programa busca levar informação inovadora para quem mais precisa, com linguagem e conteúdo adaptado para a realidade local.

Em Santa Catarina, a iniciativa já passou pela comunidade do Monte Cristo, na Capital, e contou com turmas também em Palhoça, Indaial, Blumenau e Taió.

Escolhido para receber a nova turma do programa, o Morro do Horácio é uma das 20 comunidades do Maciço do Morro da Cruz, e está localizado nos altos do bairro Agronômica, na região central da Ilha de Santa Catarina.

“Identificamos grande número de empreendedores informais e de pessoas que precisam de suporte qualificado nessa comunidade. Com o programa, queremos contribuir para a qualificação e formalização das atividades profissionais e projetos, transformando ideias e atividades informais em negócios rentáveis, que tragam dignidade e renda ao empreendedor”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires.

Wilson Sanches Rodrigues, gerente Regional da Grande Florianópolis do Sebrae/SC, frisa que a entidade vem atuando junto a comunidades de forma a incentivar uma cultura mais inovadora, fortalecendo a busca pelo empreendedorismo. “Acreditamos que o empreendedorismo é uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas, mas a orientação na hora de começar um negócio é fundamental, sobretudo em áreas de vulnerabilidade”, avalia.

O Cocreation Social Lab Morro do Horácio será executado por meio de uma plataforma exclusiva desenvolvida pela TXM Methods. Com experiência em pré-aceleração e aceleração de startups em sete estados – SC, RS, PR, AL, MA, RJ e ES – além do Distrito Federal, a empresa de inovação sediada em Florianópolis oferece metodologia certificada para desenvolver e apoiar negócios, com atendimento individualizado e expertise de mentores de diferentes áreas.

“Ajudamos os empreendedores a formatar seus negócios, com informação e respaldo de especialistas, possibilitando que os participantes ‘coloquem suas ideias no papel’ antes de levá-las para o mercado, o que aumenta significativamente as chances de prosperar”, resume Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%