Procon de São José notifica 14 supermercados por venda de produtos ‘fake’ com embalagens semelhantes às de marcas tradicionais

Procon de São José notifica 14 supermercados por venda de produtos 'fake' com embalagens semelhantes às de marcas tradicionais
Foto: Procon São José/Divulgação

O Procon de São José, em Santa Catarina, notificou 14 grandes supermercados e atacadistas da cidade por venderem produtos com embalagens muito similares às de marcas tradicionais, os chamados produtos ‘fake’, que vêm chamando atenção.

A medida visa proteger os consumidores, que podem se confundir e acabar comprando produtos diferentes do que pretendiam.

O Procon de São José emitiu um alerta formal aos grandes supermercados e atacadistas da região para tomarem mais cuidado na forma como expõem produtos que têm embalagens parecidas com as de marcas famosas.

“Por isso, estamos recomendando aos supermercados e atacadistas que os produtos lácteos e outros similares sejam vendidos em locais separados dos produtos convencionais e que seja afixada, em local visível ao consumidor, a informação da utilização de produtos similares”, diz Tetê Souza, diretor geral do Procon.

Veja como não se confundir no supermercado:

  • Leia atentamente os rótulos;
  • Entenda as diferenças entre os produtos tradicionais e os similares, geralmente os compostos lácteos similares substituem o leite por soro de leite, amido, açúcar, gordura vegetal e aditivos;
  • Fique atento a óleos compostos, cremes culinários e outros produtos;
  • Compare os preços, se for muito mais barato do que você costumava comprar, desconfie.

Tetê Souza ressalta que, embora a venda desses produtos seja autorizada por órgãos competentes como a Anvisa, a diferenciação clara é fundamental para garantir a escolha consciente do consumidor.

Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), as empresas que produzem o “café fake” misturam aos grãos de café outros elementos em sua composição. Alguns produtos incluem partes da planta, como cascas e folhas; outros adicionam açúcar e, em alguns lotes encontrados pela Anvisa, incluem até mesmo terra.

Foto: Reprodução

Apesar de algumas pessoas saberem que o produto é de baixa qualidade, muitos consumidores têm optado por consumir o ‘café fake’ por ser muito mais barato, visto que o café é um dos produtos mais impactados pela alta da inflação.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%