O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon de Florianópolis, está investigando o aumento repentino do valor da gasolina em Florianópolis. Em certos postos, os consumidores verificaram aumento de até R$ 1.
De acordo com o órgão, esse movimento já era esperado pelo acompanhamento do último ano. No mesmo período do ano passado, também foi registrado o pico dos preços. Apesar desse aumento estar dentro das expectativas, o Procon irá investigá-lo, como explica o diretor em Florianópolis, Alexandre Farias Luz.
“Em virtude desse reajuste repentino, sem nenhuma manifestação das agências reguladoras, surgiu essa dúvida e desconforto dos consumidores, houve uma alta demanda das denúncias e o Procon já vem monitorando o mercado há mais de 1 ano e meio. Há um ano a gente teve o maior pico de aumento do ano de 2023, ou seja, já era um movimento até esperado pelo Procon por esse monitoramento”, ressalta.
O reajuste, segundo o Procon, não é ilegal, mas ele não deve ser feito em produtos que já estavam no estoque antes do aumento dos preços. O valor da gasolina não é tabelado, portanto, o órgão não pode defini-lo.
O que pode ser feito é fiscalizar se esse aumento é justo ou passível de multa.