Procissão do Senhor Jesus dos Passos é lançada em Florianópolis com expectativa de reunir 80 mil fiéis

Procissão do Senhor Jesus dos Passos é lançada em Florianópolis com expectativa de reunir 80 mil fiéis
Foto: Ricardo Trida/Secom

A tradicional Procissão do Senhor Jesus dos Passos, uma das maiores manifestações católicas de Santa Catarina, foi lançada nesta terça-feira (25) em Florianópolis, com grande expectativa de atrair mais de 80 mil fiéis. O evento acontece nos próximos dias 5 e 6 de abril, celebra a paixão de Cristo e reúne devotos de diversas partes do Estado, sendo considerado um dos momentos mais importantes da tradição religiosa local.

A procissão, que chega a 259ª edição, percorre as ruas do Centro da Capital catarinense e simboliza a caminhada de Jesus em sua paixão e morte. Fiéis de todas as idades participam, carregando símbolos religiosos e rezando durante o trajeto, em um momento de reflexão e oração que marca a Semana Santa.

Este ano, como em edições anteriores, espera-se uma grande presença de público, consolidando o evento como um dos mais significativos na agenda religiosa do Estado.

Rita Peruchi, coordenadora da Procissão Senhor dos Passos, revela todos os detalhes da edição 2025, programada para os dias 5 e 6 de abril, destacando as novidades, preparativos e expectativas para esse evento tradicional.

“Estamos dedicados a assegurar que cada detalhe contribua para uma experiência significativa para todos os participantes. Com o apoio de parceiros tanto da iniciativa pública quanto privada, buscamos aprimorar a infraestrutura e os serviços oferecidos durante o evento, visando acolher as mais de 80 mil pessoas esperadas este ano. Nossa missão é preservar este patrimônio cultural e espiritual, promovendo um ambiente de reflexão e solidariedade que beneficia toda a sociedade”, destaca Rita Peruchi, coordenadora da Procissão de 2025.

A Procissão Senhor dos Passos é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme o Decreto n° 2.504 de 2004.

Confira:

Trajeto

No sábado o cortejo sai da Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, descendo a rua Menina Deus, atravessa a avenida Mauro Ramos, segue pela rua Bulcão Viana, rua Tiradentes, subindo a Praça XV de Novembro até chegar na Catedral Metropolitana.

No domingo a tarde as imagens saem da Catedral, o Senhor dos Passos percorre a rua Tenente Silveira, rua Deodoro, passando pelo Largo da Alfândega, sobe a Praça XV de Novembro até chegar na Catedral Metropolitana onde acontece o Sermão do Encontro, quando mãe e filho e encontram na praça em frente a igreja.

Na sequência, seguem juntos para retornar para a sua casa, percorrendo a lateral da Praça XV de Novembro, rua Tiradentes, Bulcão Viana, atravessando a avenida Mauro Ramos, subindo a rua Menino Deus, onde a imagem faz um giro de 360 graus para se despedir da cidade e voltam para sua casa na Capela Menino Deus.

Participação dos jovens

A cada ano a ala jovem vem se tornando um importante elo para a manutenção da tradição e história. Este ano a Irmandade espera contar com um número ainda mais expressivo de jovens, engajados não apenas no momento da Procissão, mas integrados com a comunidade. “Temos um grande grupo e estamos sempre em busca de novos participantes para que essa nossa tradição que já tem quase três séculos se perpetue ainda mais. É muito bonito e emocionante vermos pessoas de todas as religiões ali reunidas em prol de algo maior, algo que acreditam, movidos pela fé. Independente do credo, é isso que queremos, a nossa tradição”, celebra João
Carlos Filho, 25 anos, que desde a infância participa da Procissão.

Resgate da participação das mulheres

Outro ponto que a Irmandade Senhor dos Passos vem buscando resgatar é a participação das mulheres junto ao cortejo, formando um cordão de proteção ao Santo. “Historicamente tínhamos uma maciça participação das mulheres junto ao cortejo, com o simbolismo de proteger as imagens. Ao longo dos anos, essa tradição foi ficando majoritariamente masculina e queremos que este ano seja um marco para que possamos voltar a ver nossas irmãs na rua”, explica Rita Peruchi.

Pagadores de promessa

A partir do dia 31 de março os fiéis que desejarem alugar as roupas como pagadores de promessa devem se dirigir à Capela Menino Deus, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O aluguel tem contribuição espontânea e toda renda arrecadada é utilizada na confecção e melhorias nos trajes.

Confecção de tapetes

Os tapetes são montados no domingo de manhã, nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana e Tiradentes. Várias pessoas de diferentes bairros da cidade se reunirem em rito de preparação para a passagem do cortejo da procissão. Os tapetes são feitos com diversos materiais, como serragem, sal colorido, pó de café, areia, cascas de ovos e tampinhas plásticas.

Parcerias

O prefeito Topazio Neto destacou que a cada ano é uma emoção diferente e a importância do evento para a cidade. “A prefeitura, como grande parceira da Procissão Senhor dos Passos, se compromete a contribuir para que o evento aconteça de forma fluída, para que todos possam manifestar sua fé”, disse.

“A Procissão do Senhor dos Passos é uma tradição secular que enriquece nossa identidade cultural e fortalece os laços comunitários em Florianópolis. A CDL Florianópolis orgulha-se em apoiar este evento, que não apenas preserva nossa herança histórica, mas também impulsiona significativamente o comércio e os serviços locais. Durante os dias da procissão, observamos um aumento expressivo na movimentação de pessoas no Centro da cidade, o que beneficia diretamente nossos associados e contribui para a vitalidade econômica da região. Manter viva essa celebração é investir no fortalecimento da nossa cultura e na prosperidade da nossa sociedade”, destaca o diretor da CDL, Lurran de Souza.

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Momentos importantes

Alguns momentos marcam a tradição, como as missas que iniciam 10 dias antes da tradicional Procissão, a cerimônia da Lavação da Imagem, realizada sempre na quinta-feira que antecede o evento, realizada por crianças simbolizando a pureza e na sequência os adultos secam a imagem. A cerimônia prepara o Senhor Jesus dos Passos para a saída às ruas. Rito ocorre quinze dias antes da Sexta-Feira Santa. As crianças passam um pano embebido em água perfumada nos pés, rosto e mãos da imagem.

Esta água perfumada e benta é distribuída entre as pessoas que a procuram para a cura de algum mal. A distribuição é feita na Capela Menino Deus. Além disso, a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, no sábado à noite, a Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo, a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

Alterações do trânsito
A Guarda Municipal e Polícia Militar farão fechamento de ruas para garantir o bom andamento do cortejo e a segurança dos fiéis.

Programação da Procissão Senhor dos Passos 2025

Dia 30/03/25 – Domingo
8h – Missa da Irmandade Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 02/04/25 – Quarta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 03/04/25 – Quinta-feira
9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 04/04/25 – Sexta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 05/04/25 – Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da
Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis

Dia 06/04/25 – Domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos
Passos
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das
Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis

Dia 07/04/25 – Segunda-feira
7h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%