Primeira ótica pública de Santa Catarina já está em funcionamento no MultiHospital

Primeira ótica pública de SC já está em funcionamento no MultiHospital
Solange e Leonilda em frente ao MultiHospital | Foto: Allan Carvalho/PMF

A primeira ótica pública de Santa Catarina, localizada no MultiHospital, começou a funcionar na última segunda-feira (10), em Florianópolis.

Nos primeiros cinco dias de atendimento, já foram solicitados mais de 50 óculos (armação + lente) no local. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, e o acesso ao serviço se dá por meio de encaminhamento do Centro de Saúde. A unidade da Prefeitura de Florianópolis é pioneira no Estado, ampliando o acesso à saúde visual para a população.

Um exemplo do impacto desse serviço é o caso de Solange Regina Vacchi. Nesta terça-feira (18), Solange levou a mãe, Leonilda Vacchi, para uma consulta oftalmológica no MultiHospital.

“Minha mãe fez cirurgia, em 2015, no HOF [Hospital de Olhos de Florianópolis] e todo ano a gente faz a revisão. A gente estava aguardando essa consulta e eu achei que ia demorar mais, mas no fim foi bem rápida”, relata Solange Vacchi. “E foi ótima, muito bem atendida pelo médico”, complementa.

Para acessar as consultas oftalmológicas no MultiHospital, é necessário primeiro ir ao Centro de Saúde. As ESF( equipes de Saúde da Família) avaliam o caso e encaminham o cidadão para o atendimento especializado.

A solicitação é enviada para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que classifica cada pedido de acordo com a gravidade e organiza as listas de espera. Em seguida, o paciente é convocado para realizar os procedimentos no MultiHospital.

A utilização da ótica pública ocorre apenas após atendimento no MultiHospital. Caso o profissional oftalmologista tenha indicado a necessidade de óculos, o cidadão pode se dirigir à ótica e escolher a armação de acordo com o interesse.

A solicitação (armação e lentes) é enviada para a produção, e os óculos estarão prontos para retirada em cerca de cinco dias úteis. Entre segunda e sexta-feira (14), 51 óculos foram solicitados para moradores de Florianópolis atendidos no local.

Leonilda voltará ao Carianos já na próxima terça-feira para buscar seus novos óculos. Após a consulta oftalmológica, recebeu a prescrição e foi escolher o novo par na ótica pública. Em cerca de cinco minutos, os óculos foram escolhidos e a solicitação enviada.

“Ótimo, tudo muito bom. Eu nem sabia da existência do hospital aqui, foi uma surpresa quando a gente chegou e viu essa estrutura, parece um hospital particular”, conclui Solange.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%