PRF e Detran/SC fiscalizam veículos estrangeiros em rotas de saída de Santa Catarina

PRF e Detran/SC fiscalizam veículos estrangeiros em rotas de saída de Santa Catarina
Foto: Imagem Ilustrativa/PRF/Divulgação

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina) promovem nesta semana uma operação conjunta, focada na cobrança de débitos de veículos estrangeiros.

A ação ocorre em pontos estratégicos da BR-101, em Araranguá, e da BR-282 em Xanxerê, no Oeste catarinense, por serem rotas importantes de retorno de turistas argentinos, uruguaios e paraguaios. A ação começou segunda-feira (27) e vai até sexta (30).

Veículos estrangeiros não podem deixar o país sem quitar pendências, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Em caso de débitos, sejam do verão atual ou de temporadas anteriores, o veículo estrangeiro é retido até que o pagamento seja efetuado em bancos ou lotéricas.

A fiscalização foi viabilizada graças a um ACT (acordo de cooperação técnica) entre PRF e Detran/SC. O acordo permite a consulta de débitos referentes a infrações aplicadas por diversas entidades, como polícias militares e guardas municipais.

Além da cobrança de valores pendentes, a fiscalização também verifica itens obrigatórios, como a legibilidade das placas, estado dos pneus, funcionamento das luzes e presença de equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, triângulo de sinalização e estepe.

O superintendente da PRF/SC, Manoel Fernandes, e o presidente do Detran/SC, Ricardo Aversa, estarão no final da manhã desta quinta-feira (30), na BR-101 em Araranguá, para acompanhar os trabalhos.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%