O período de cadastramento dos estudantes para ingressar no programa Universidade Gratuita ainda não está definido. Segundo a Secretaria do Estado da Educação, a previsão de início é para outubro.
Nesta quarta-feira (27) foram divulgados os requisitos para divulgação. Um deles é que o aluno esteja devidamente matriculado em um curso de graduação em uma das instituições universitárias credenciadas, que estão listadas no site do programa.
Estudantes que recebem bolsas do Uniedu ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), devem interromper esses benefícios para estar apto para se inscrever.
A seleção dos beneficiados irá considerar principalmente critérios como renda familiar, custos de moradia e saúde. Como contrapartida, estudantes devem retribuir com 20 horas de trabalho na área de formação – durante o curso ou até 2 anos após a graduação.
Requisitos para inscrição
- estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa;
- ser hipossuficiente, segundo o índice de carência;
- ser natural do Estado de SC ou residir nela há mais de 5 anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
- ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
- preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;
- possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.
A estimativa do governo estadual é de que sejam concedidas, ainda em 2023, cerca de 28 mil bolsas.