
Na terça-feira (18), o presidente da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Edson Moritz, participou de uma entrevista no programa Jogo do Poder, da Jovem Pan News Florianópolis. Durante a conversa, diversos pontos sobre a atuação da Companhia foram debatidos, com destaque para o tratamento de esgoto na região da Capital.
Em um dos momentos da entrevista, Moritz foi questionado sobre a balneabilidade das praias da região, um tema recorrente quando se fala sobre o tratamento de esgoto. Ele levantou a questão: “A balneabilidade é uma responsabilidade de quem?”.
O presidente destacou que a responsabilidade é compartilhada entre todos, afirmando que a Casan cumpre seu papel, mas não possui poder de polícia para fiscalizar todas as ligações irregulares de esgoto que acabam indo para os rios e afetando a qualidade da água nas praias. Moritz ainda ressaltou que a Companhia trabalha em conjunto com a prefeitura para buscar soluções para o problema.
A Casan tem se empenhado para ampliar o tratamento de esgoto em Florianópolis. Com a recente inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, a cobertura do serviço na Capital catarinense deve alcançar quase 70%.
Contudo, o presidente destacou que um desafio importante é a situação no Sul da Ilha, onde, segundo ele, seria necessário adotar uma abordagem diferente para resolver as questões locais de esgoto. “Estamos conversando com o prefeito, vamos verificar o que é prioridade para que a gente possa sinalizar, obviamente, o movimento do Sul da ilha”, afirmou Moritz.