“Presépio da praça XV – de Barro e Luz um Património para o Menino Jesus”. Com esse nome e peças feitas em barro e cerâmica, o presépio 2024 de Florianópolis volta a homenagear os criadores, duas das grandes personalidades da cultura regional: Franklin Cascaes e Gelci Coelho (Peninha).
Este ano, a tradicional montagem tem ainda um motivo mais especial: marca os 50 anos do presépio na principal e histórica praça da cidade, e que foi certificado como Patrimônio Imaterial de Florianópolis.
Há 30 anos, a manutenção da tradição e a montagem de presépio estão sob a responsabilidade do artista Jone Cezar de Araújo e sua equipe, que o reconstroem sempre seguindo a orientação artística de Peninha (historiador, museólogo, folclorista e escritor), que faleceu no ano passado.
Jone pesquisou, se aprofundou no tema e redimensionou a obra, aperfeiçoando a técnica construtiva e trazendo temas anuais com mensagens artísticas para os olhos, mentes e corações dos espectadores.
“A terra, a água e o fogo são os principais materiais utilizados na confecção do presépio deste ano. A obra é inspirada no magnífico acervo feito com barro da localidade da Terra Fraca, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Estamos confeccionando nossas figuras humanas, no estilo de “roca” da idade média, com as cabeças e mãos em barro cozido (cerâmica), técnica trazida pelos açorianos a partir de 1748”, conta o artista Jone Araújo.
A composição do presépio terá 21 figuras, todas representando os personagens da cena do nascimento de Jesus. Além da mensagem tradicional do presépio, o nascimento do menino Jesus, será representada também a principal cena bíblica da história da humanidade que é a Segunda Vinda de Jesus, sentado em seu trono de glória e circundado por anjos, representando seu retorno como Rei.
Todo o perímetro da obra será protegido por grades metálicas criadas em estilo neoclássico, exclusivamente para complementar e proteger o presépio, que estará aberto à visitação a partir do próximo domingo (10).
A área do presépio contará ainda com iluminação cênica para dar mais brilho e encantar o público. A inauguração oficial está prevista para a próxima semana, quarta-feira, dia 13 de novembro.