A Prefeitura de Florianópolis confirmou a intenção de servir refeições diárias para moradores de rua, em um complexo que está sendo construído ao lado da Passarela Nego Quirido.
A ação só começará a ser executada quando terminarem as obras no local que ainda não têm previsão de término. A distribuição de refeições na passarela tem o objetivo de ampliar o atendimento do Restaurante Popular.
Na terça-feira (16), a Secretaria de Assistência Social informou que o Restaurante Popular não vai deixar de atender moradores de rua. A intenção é que as pessoas sejam encaminhadas até o refeitório da Passarela da Cidadania. Hoje, o Restaurante Popular de Florianópolis serve duas mil refeições por dia entre café, almoço e janta.
Diferentes ocorrências vêm causando polêmica no local, tanto que possíveis soluções viraram pauta na Câmara de Vereadores. Existem relatos de ameaças, furtos de talheres, banheiros pichados e depredados.
Além disso, foram registrados outros casos envolvendo a segurança e sujeiras nas imediações do equipamento, localizado entre escolas, comércios e residências. Alguns casos revelaram fezes pelas paredes. Em uma operação, a polícia chegou a apreender 19 armas brancas no local.
O local vai ser um grande centro que envolve acolhimento, capacitação profissional, atendimento e alimentação. O espaço já inaugurou os cursos profissionalizantes de cabeleireiro, costura, manicure e pedicure.