A ação flagrante de um sucateiro gerou uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito e a Fundação de Desenvolvimento Sustentável de São José para instrui-lo e multá-lo por crime ambiental.
A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, por meio da Guarda Municipal, identificou o sucateiro e convocou uma reunião para esclarecimentos.
O fato ocorreu na Rua Heriberto Hulse, com o despejo de materiais em via pública. O responsável, que mora no Jardim Cidade, em São José, disse ter recolhido o entulho em Florianópolis e trazido para o local descartado. Revelou ter sido incentivado por um morador das proximidades, mesmo tendo conhecimento dos locais de descarte apropriados. A Prefeitura puniu o infrator em R$ 500, além de exigir a retirada do material e 10 horas de serviço comunitário social, que será realizado no Horto Florestal.
São José conta com diversos pontos para descarte regular de lixo: o Ponto de Entrega Voluntário (PEV) localizado no bairro Potecas, dois ecopontos, um na Beira-Mar de São José e outro na Rua Princesa Isabel, na praça de Forquilhinha, além da coleta seletiva, orgânica e de volumosos.