Na tarde desta quinta-feira (9) a Procuradoria Geral do Município de São José e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram-SJ) se reuniram em uma nova rodada de negociação. Após a conversa, o procurador-geral Leonardo Reis e pelo procurador Rodrigo Machado assumiram o compromisso de apresentar até esta sexta-feira (10) uma proposta para encerrar a greve.
A última rodada de conversa entre servidores e gestores municipais aconteceu na quinta-feira (2). Na ocasião, as partes acordaram de modo verbal uma proposta que seria estruturada pelo município e apresentada ao Sintram. Nenhum documento foi apresentado até quarta-feira (8).
As principais razões para a paralisação são perdas salariais de 2020, baixo valor do auxílio-alimentação, convocação de concursados para preencher vagas abertas e suprir as necessidades do município.
A greve deixou a população com déficit em diversos serviços públicos. Nas Ubs (Unidade básica de saúde) o atendimento parcial ocasiona atrasos e formações de filas. As escolas também estão funcionando com o atendimento parcial.