A Prefeitura de São José e o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) vão promover no dia 27 de agosto, a partir das 19h, em Barreiros, uma audiência pública para apresentação do projeto da implantação e pavimentação da Beira-Mar de Barreiros.
O evento acontece no Centro de Eventos Sagrados Corações. No evento também será debatido o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), considerado um avanço importante no processo de licenciamento ambiental da obra, que ainda requer a emissão da Licença Ambiental Prévia (LAP) pelo IMA.
O relatório apresenta um resumo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que analisa como o projeto afetará a área em termos sociais, econômicos e ambientais. Esse relatório explica, também, as medidas para mitigar impactos negativos à cidade. O Rima pode ser consultado no site do IMA: (Licenciamento Ambiental > Consultas > Consulta EIA/RIMA/AAI) e no site da Prefeitura de São José.
O evento, que será coordenado pelas equipes técnicas da Prefeitura e do IMA, tem a previsão de duração de quatro horas.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila reforçou o convite para a população. “Esse é um sonho de décadas, que estamos cada vez mais perto de tirar do papel. Esse projeto deve transformar a mobilidade de São José”, afirmou.
Sobre a obra
Para realizar o investimento, São José conta com um financiamento de R$ 244 milhões junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) O contrato de financiamento já foi aprovado em negociação com o Governo Federal e o Fonplata.
O projeto de São José contempla a implantação da via, no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, em São José. Há uma expectativa de que, futuramente, a obra tenha ligação com a Beira-Mar Continental de Florianópolis.