A Prefeitura de Palhoça lança, nesta segunda-feira (6), uma licitação para contratar uma empresa que opere o sistema de água e saneamento do município pelos próximos 30 anos.
A medida é considerada revolucionária pelo Executivo devido à defasagem atual do serviço, paralela ao objetivo que é, nesse período, chegar a universalização do acesso ao saneamento básico.
A previsão é de um investimento de R$ 1,5 bilhão no projeto, que está alinhado com o Novo Marco do Saneamento e tem como objetivo eliminar gargalos no fornecimento de água, melhoria da balneabilidade das praias e incremento do turismo e atividade pesqueira local.
O município ainda assegura: não haverá aumento da tarifa para os moradores.
Prioridade para o Sul
O Sul de Palhoça, nas praias da Guarda do Embaú e Pinheira, têm graves problemas de esgotamento sanitário. A construção e até evolução dos espaços, neste momento, está vetada devido a esse déficit.
É exatamente aí que o novo projeto do Executivo de universalização do acesso ao saneamento básico vai entrar.
A licitação para contratar uma concessionária de água prevê prioridade para a região, já que a empresa que assumir o projeto, terá até dois anos para regularizar os serviços no extremo Sul da cidade.