Prefeitura de Florianópolis e Sintrasem participam de audiência de mediação para evitar greve de servidores

prefeitura-de-florianopolis-e-sintrasem-participam-de-audiencia-de-mediacao-para-evitar-greve-de-servidores
Foto: TJSC/Reprodução

Uma audiência de mediação pré-processual entre a Prefeitura de Florianópolis e o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) será realizada nesta segunda-feira (4), às 10h, no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). O objetivo é encontrar uma solução consensual que evite a greve dos servidores, prevista para começar na próxima quinta-feira, dia 7 de agosto.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Pedido partiu da prefeitura

O pedido de mediação foi apresentado pela própria prefeitura na última quinta-feira (31), com base em cláusula firmada em acordos anteriores que determina a tentativa de diálogo com apoio do Judiciário antes de qualquer nova paralisação. A condução ficará a cargo da desembargadora Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, com apoio do Cejusc Estadual Catarinense, núcleo especializado em métodos consensuais de resolução de conflitos.

Histórico de sucesso

Desde 2023, os dissídios coletivos firmados entre o município e o sindicato passaram a prever a mediação prévia como ferramenta para evitar greves. De acordo com o TJSC, até o momento, o índice de acordos em temas de direito público mediados pelo Cejusc é de 100%, o que demonstra a eficácia da abordagem.

Modelo baseado no diálogo

A iniciativa segue os princípios da Resolução 125/2010 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que estabelece a política nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse, priorizando agilidade, pacificação social e eficiência.

A expectativa é que a audiência desta segunda-feira traga avanços concretos nas negociações, servindo de exemplo para outras gestões municipais sobre como o diálogo institucional pode ser construído com responsabilidade e compromisso com o serviço público.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%