Ao longo de 2023, a prefeitura de Florianópolis visitou mais de 112 mil imóveis para identificar possíveis locais com água parada e focos de dengue. Durante as visitas, quase 90 mil pontos de água parada foram encontrados.
A responsável técnica pelo Programa da Dengue em Florianópolis, Marinice Teleginski, destaca que a maioria dos problemas são de fácil solução e pede auxílio da população.
“Então, o que encontramos com água: pequenos depósitos que podem ser resolvidos pela população. Que são baldes, potes, bebedouros dos animais, pratinho e vaso de planta. Coisas que podem ser resolvidas. O cenário pede que nós estejamos atentos toda a semana”, explica.
De acordo com ela, mais de 50 mil imóveis foram fechados durante a inspeção por existência de pontos com água parada. Além dos visitados, em 2 mil os proprietários não autorizaram a entrada das equipes do Centro de Controle de Zoonozes. Marinice alerta que isso é um perigo, pois podem haver depósitos com água parada e que ainda não foram identificados pelos proprietários.
Cerca de 90% dos bairros já foram contemplados pelas visitas. Agora, a Vigilância Epidemiológica vai fazer um diagnóstico dos locais com mais casos, para fazer ações mais específicas nesses pontos.