Na rede municipal de ensino de Florianópolis em torno de seis mil estudantes, distribuídas em 39 escolas, recebem mensalmente absorventes íntimos. A SME (Secretaria de Educação) da Capital já adquiriu 2.149.728 unidades de produtos higiênicos.
O público são meninas, a partir de 10 anos de idade, que estão geralmente no 5º ano do ensino fundamental. A ação da Prefeitura faz parte da campanha nacional de Dignidade Menstrual.
O secretário de Educação, Eduardo Gutierres, ressalta que muitas mulheres por não terem acesso a absorventes, deixam de frequentar escolas por vergonha. “Queremos cada vez mais ajudar na melhoria da saúde pública, cidadania e autoestima das meninas”, afirma.
A SME já comprou 134.358 pacotes de absorventes. As entregas nas unidades educativas ocorrem trimestralmente. O cálculo é feito para que cada estudante receba por mês 16 unidades.
Na Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, com 311 adolescentes, há 159 estudantes em idade menstrual. Os banheiros femininos da unidade educativa possuem caixas com pacotes e alguns absorventes individuais.
O pessoal dos serviços gerais é quem faz a reposição dos produtos. Independente disso, qualquer estudante pode solicitar absorventes na sala da direção.
Desde 2014, a ONU (Organização das Nações Unidas) considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.