A Prefeitura de São José arrecadou 50 quilos de tampinhas nesta quarta-feira (7). A coleta das tampinhas é uma parceria desde 2022 com a Ecopet, que converte o material em castrações de cães e gatos do município. A castração é considerada uma das formas mais eficazes de evitar doenças e abandono dos animais.
A secretária de Administração Adriana Isolete de Souza afirma que a Prefeitura vai se esforçar para alcançar a arrecadação de uma tonelada de tampinhas. Além da Prefeitura, as unidades de Saúde e Educação estão também com os recipientes instalados em áreas comuns, para alcançar o objetivo.
“Agradecemos a população e servidores municipais. Estamos juntos nesta campanha. O prefeito Orvino Coelho de Ávila está feliz e é o primeiro a incentivar o projeto”, garantiu Adriana.
Além da castração de animais, a iniciativa retira tampinhas de locais públicos, como praças, praias e ruas, evitando o acúmulo de sujeira em bueiros e a poluição do mar. Na causa animal, a cada 120 quilos de tampinhas arrecadadas, uma castração, com valor médio de R$ 90, é feita.
A secretária pede que os cidadãos continuem participando da campanha e que o apoio à causa continue crescendo nos departamentos públicos.
São aceitas tampinhas de garrafa pet, de shampoo, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios, entre outros. A Ecopet é uma entidade sem fins lucrativos e por meio desta iniciativa já castrou mais de cinco mil animais no estado, tendo recolhido mais de 250 toneladas de plásticos, garantindo o destino adequado à reciclagem.